segunda-feira, maio 01, 2006

Excurso sobre o Zero

Refere-se que a descoberta do zero somente ocorreu em três povos, pelos: babilônios, hindus e maias.
Na Europa, a definição do símbolo zero ocorreu durante a Idade Média após a aceitação dos algarismos arábicos.
A representação gráfica do zero do demorou cerca de 400 anos para ser incorporada ao sistema decimal indo-arábico de numeração.
Definir graficamente um símbolo para o zero foi de extrema importância a fim de se poder posicionar precisamente os dígitos que formam qualquer número desejado, tanto em um sistema numérico decimal, quanto no uso do ábaco que representava o zero como sendo uma casa vazia.
Originalmente o zero, representado como uma casa vazia, foi o maior avanço no sistema de numeração decimal.
Portanto, o Zero evoluiu de um vácuo para a uma casa vazia ou a um espaço em branco para enfim transformar-se em um símbolo numérico usado pelos hindus e pelos árabes antigos.
No início dos anos de 1600, ocorreu uma importante modificação no formato da grafia do décimo número ou do zero, que inicialmente era pequeno e circular “o” evoluindo para o atual formato oval “0” o que possibilitou sua distinção da letra “o” minúscula ou da “O” maiúscula.

Na literatura matemática atual, o significado do valor do zero é usado como se não houvesse nenhum valor numérico ou substancial propriamente dito, mas sim desempenhando o papel chave da notação necessária ao sistema decimal, para expressar todos os números com nove dígitos, do um ao nove e, o zero como o décimo numeral.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Zero

Nenhum comentário: